28/03/2023

Green Risoto

Como Preparar o Green Risoto
O risoto verde é feito com arroz arbóreo, caldo de legumes e vinho branco seco, é cozido lentamente em uma panela com manteiga, cebola picada e um toque de queijo parmesão. O resultado é um prato cremoso e saboroso que pode ser servido como acompanhamento ou prato principal.
 

Ingredientes

  • 1,5 kg de arroz arbóreo
  • 1 litro de caldo de legumes
  • 125 ml de vinho branco seco
  • 1 cebola média ou ½ cebola pequena, picada
  • 30 g de manteiga comum sem sal
  • 30g de manteiga infusionada
  • 30 g de queijo parmesão ralado
  • 15 g de salsa italiana picada
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Aqueça o caldo em uma panela média e deixe em fogo baixo para mantê-lo quente.
  2. Em uma panela grande com fundo grosso, aqueça 30 g de manteiga comum sem sal em fogo médio. Quando a manteiga derreter, adicione a cebola picada. Refogue por 2-3 minutos ou até que fique levemente translúcida.
  3. Adicione o arroz à panela e misture rapidamente com uma colher de pau para que os grãos fiquem cobertos pela manteiga derretida. Refogue por mais um minuto ou até que comece a soltar um aroma de nozes, mas não deixe o arroz ficar marrom. Adicione o vinho e cozinhe enquanto mexe até que o líquido seja totalmente absorvido.
  4. Adicione uma concha de caldo quente ao arroz e mexa até que o líquido seja totalmente absorvido. Quando o arroz estiver quase seco, adicione outra concha de caldo e repita o processo. É importante mexer constantemente, especialmente quando o caldo quente é absorvido, para evitar queimar e adicionar a próxima concha de caldo assim que o arroz estiver quase seco.
  5. Continue adicionando conchas de caldo quente e mexendo o arroz enquanto o líquido é absorvido. Conforme cozinha, você verá que o arroz ficará com uma consistência cremosa à medida que começa a liberar seus amidos naturais. Após 20-30 minutos ou até que os grãos estejam macios, mas ainda firmes ao toque, sem estar crocantes. Se ficar sem caldo e o risoto ainda não estiver pronto, finalize o cozimento usando água quente. Apenas adicione a água como fez com o caldo, uma concha de cada vez, mexendo enquanto é absorvido.
  6. Adicione a manteiga Infusionada, o queijo parmesão ralado e a salsa picada e tempere a gosto com sal.
Logo - STG Consult